Gatos sofrem para conseguir doação de sangue em São Paulo




O gato "Grumi" (dir.) após doar sangue para o g
ato "Grudi" (esq.) ambos de Adriana Laranjeira,
no ambulatório do hospital de veterinária da USP
O gato "Grumi" (dir.) após doar sangue para o gato "Grudi" (esq.) ambos de Adriana Laranjeira, no ambulatório do hospital de veterinária da USP
Grudi, estimados seis anos, tem Aids felina. E precisa de transfusão de sangue a cada 15 dias, por causa do avanço da doença que provocou uma lesão na medula.

Ao contrário do que ocorre com cães, que contam com bancos de sangue consolidados e doadores fixos, não há estoque em hospitais veterinários para felinos. Por isso, a cada 15 dias, a secretária Adriana Laranjeiras, 34, dona de Grudi, vive uma angústia para conseguir doadores.

"A situação é crítica. Não falo em estoques baixos, mas da ausência do produto em São Paulo e região metropolitana", afirma a veterinár
Lá, são feitas em média 20 coletas de sangue canino por mês e há uma lista de 120 cães doadores fixos. Para gatos, o número de bolsas não passa de seis; o de doadores, de 20. O desconhecimento e o medo dos donos são apontados como razão para a baixa adesão ao banco felino. "O ideal seria, pelo menos, 70 gatos cadastrados", diz Ludmila.

Em situações de emergência, donos de gatos recorrem a grupos do Facebook, como "Cães e gatos salvam vidas doando sangue", com quase 500 membros. Foi lá que Liene Rodeguero, 24, uma protetora de animais, viu o apelo inusitado para o gato Elvis.
ia Ludmila Moroz, que trabalha no banco de sangue do Hospital Veterinário da USP.


"Eu não sabia que era uma necessidade recorrente [o sangue]". Agora, dos 11 gatos dela, cinco estão cadastrados para doar. Elvis, portador de doença congênita, chegou a receber sangue, mas não resistiu à demora. A dona se emociona ao lembrar. "A dor é a mesma de quem tem um parente na espera por um órgão", conta Rosana Chequetti, 23.

MORADOR DE RUA

Já Adriana conta que fez apelos para vizinhos, mas não conseguiu convencê-los. "Só quando você vivencia na pele, vê o quanto é importante", afirma ela, que tem 14 gatos -quatro doadores. Grumi, de 8 anos, doou sangue para Grudi, ex-morador de rua recolhido por Adriana.

Ela percebeu que algo não ia bem há dois meses. "Ele passou de um gato ativo para extremamente apático em dois dias." O vírus FIV, transmitido pela saliva, pertence à mesma família do HIV, mas não é transmitido aos humanos e a outros animais.

Para ajudar de novo, Grumi terá que aguardar um mês. Neste intervalo, Puff, outro gato da casa, dará o socorro.

fonte: Folha SP

0 comentários:

Postar um comentário