Soltar balões é crime de pode gerar danos irreparáveis




Notícia publicada na edição de 09/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A -

Apesar de sua beleza, a prática de soltar balões traz muitos perigos de incêndio e por conta disso, constitui crime ambiental, previsto pela lei federal 9.605/98, a qual define pena de um a três anos de detenção e/ou multa por balão apreendido para quem fabricar, vender, transportar ou soltar.
Soltar balões causa, além de perigos para a população, incêndios em matas e florestas provocam a destruição do habitat dos animais, contribuem para o desaparecimento de espécies vegetais ameaçadas de extinção, além de provocarem o aumento do percentual de dióxido de carbono na atmosfera e sua influência no efeito estufa.


Os balões são feitos da combinação de estopa com materiais inflamáveis (querosene ou álcool) e papel, dependendo de onde caírem podem causar danos irreparáveis como incêndios e explosões. De acordo com tenente Novaes do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sorocaba apesar do balão não estar produzindo calor suficiente para continuar voando, ele ainda está quente, e terá calor suficiente para queimar o que tiver por perto.

Segundo Novaes, nossa região tem muita área rural e a viatura do corpo de bombeiros, muitas vezes, não consegue chegar com facilidade até o local em que o balão caiu. "Os bombeiros têm que seguir a pé com um equipamento próprio com água e fazer o possível para apagar dessa forma, se a água do equipamento não for suficiente, um helicóptero precisa ser chamado", comenta. Além de causar danos ao meio ambiente, os balões podem ainda oferecer riscos à aviação, pois os maiores podem atingir com facilidade cerca de cinco a sete mil metros, invadindo o espaço aéreo. Até mesmo os balões pequenos podem atingir as turbinas de aviões quando estiverem próximos ao pouso ou decolagem.

Em caso de queda de balões em residências, o tenente alerta os moradores a sempre utilizarem mangueiras para apagar o fogo e nunca se aproximarem das chamas. "É muito comum as pessoas tentarem puxar o balão quando cai em cima do telhado, isso pode ser feito porém é de extrema importância que o morador retire as pessoas de perto e tenha muita cautela, pois o balão pode cair em cima dele. É sempre aconselhável jogar água e chamar imediatamente o corpo de bombeiros", explica.

O ideal, explica Novaes, é que a população ajude a denunciar este crime ligando para o Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Disque-denúncia (181). Preservar o meio ambiente se torna possível por meio de pequenos gestos e pela modificação de certos hábitos. "Não precisa se identificar e não há recompensas, somente a satisfação de colaborar para a preservação do meio ambiente. Quanto mais pudermos atuar preventivamente melhor", completa. (Supervisão: Helena Gozzano)

0 comentários:

Postar um comentário