Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Sorocaba é o 6ª município do Estado que mais contribui para o aquecimento global



Durante o ano de 2011, município lançou 1.417.830 toneladas de CO2 na atmosfera

por André Moraes

O aumento da frota de veículos e do consumo de combustíveis
 contribuem para a poluição
Por: Arquivo JCS/Emidio Marques
Sorocaba é a 6ª cidade que mais está contribuindo para o aquecimento global no Estado de São Paulo. É isso o que mostra um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Energia, que revelou que, durante o ano de 2011, o município foi o responsável pelo lançamento de 1.417.830 toneladas de CO2 à atmosfera. Esse número é 109% maior do que o registrado em 2010, quando a queima de combustíveis fósseis em Sorocaba acabou emitindo 677.460 toneladas do gás e a deixou na 17ª colocação. Segundo a Secretaria, o consumo de combustíveis derivados de petróleo aumentou na cidade, o que pode justificar essas 11 posições que o município subiu no ranking em apenas um ano. 

Uma gata que não gostava de leite



Pretinha se foi. E deixou mais saudade do que Tarsilas e Debrets 

Em meados de agosto, um incêndio destruiu o apartamento do marchand romeno Jean Boghici, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Com ele, foi-se parte do acervo privado mais importante da arte brasileira: o fogo consumiu os quadros Samba, de Di Cavalcanti, e A Floresta, de Guignard. Samba, avaliado em 50 milhões de reais e tido como uma das obras-primas do modernismo nacional, era a joia da coroa de Boghici.

Nas horas seguintes ao incêndio, o marchand permaneceu num apartamento vizinho, também dele, que não foi afetado pelo fogo. Recebeu amigos e pessoas ligadas ao mercado de arte, consternadas com o destino legado a Tarsilas, Volpis, Debrets e Krajcbergs que pendiam das paredes. No dia seguinte, quando voltou ao local da tragédia e viu enegrecido, chamuscado, destruído ou encharcado o acervo que montara nos últimos cinquenta anos, Boghici foi dominado por um pensamento: onde estava Pretinha?

Pretinha não estava.

Quanto mais cedo um carrapato for encontrado e removido, menor o risco da doença


BICHO AMIGO
Ações da SEDA nas comunidades detectam problemas de cada região
Durante a semana, 152 animais de comunidades carentes receberam atendimento da Unidade Móvel do Bicho Amigo. Além da avaliação veterinária, cães e gatos receberam vacina e vermífugo. Uma das vantagens destas ações é a identificação de problemas e necessidades de cada região e, consequentemente, a realização atendimentos específicos para garantir a qualidade de vida de animais e humanos. “Além da aproximação e interação com as comunidades, nossas ações permitem averiguar as principais deficiências de cada região e orientar as famílias sobre guarda responsável e Direitos Animais”, diz a coordenadora da Área de Medicina Veterinária, Márcia Gemerasca.

Escolas particulares terão manual da comida saudável



Notícia publicada hoje no jornal Folha de S.Paulo indica a tendência de alimentação saudável desde a infância, as escolas públicas precisam adotar a cartilha também, leia o texto:


JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde começou a distribuir ontem em escolas particulares um manual que estimula a venda de alimentos saudáveis nas cantinas, como forma de promover o combate à obesidade.
O texto incentiva a troca da propaganda de alimentos considerados não saudáveis por cartazes com frutas, polpas ou barras de cereais.

Aos poucos, orienta o guia, a oferta de alimentos como salgadinhos industrializados e frituras deve ser substituída por produtos com menos gordura, sal e açúcar.

O texto também sugere que alimentos saudáveis sejam expostos em locais mais visíveis e sejam mais baratos.

A cartilha faz parte do acordo firmado em abril entre o governo e a Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), que representa cerca de 18 mil instituições privadas -no país, são 36.883.

300 toneladas de lixo são recolhidas por mês no sistema Castello/Raposo



Notícia publicada na edição de 06/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 12 do caderno A, mostra como falta educação e cidadania à boa parte da população, a mesma população que quer melhorias na saude, transporte, lazer e tudo mais (Instituto Cahon).
Os resíduos mais encontrados são entulhos provenientes de restos de materiais de construção - Por: Adival B. Pinto

por Giuliano Bonamim
A concessionária Viaoeste recolhe 300 toneladas de lixo por mês do sistema Castello Branco/Raposo Tavares. Esse volume é retirado dos 169 quilômetros de pistas e canteiros de ambas as rodovias, que cortam Sorocaba e outras 14 cidades da região. A quantidade chega a ser maior se comparada à coleta total de resíduos sólidos de alguns municípios do Estado de São Paulo. Segundo um estudo elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Holambra recolhe 180 toneladas de lixo todos os meses. Já Pereira Barreto, localizada no extremo noroeste paulista, retira cerca de 240 toneladas po mês. 

Ativista pede informações ao MP sobre multa de 1 milhão pela farra-do-boi


O Ministério Público de Santa Catarina recebeu no dia 04/09/2012 um pedido de informações sobre a destinação da multa, de aproximadamente R$ 1 milhão (valor em 2009), aplicada pela Justiça ao Estado de Santa Catarina, por descumprimento da determinação judicial de proibir a farra do boi. A prática é vetada desde 1997, por força de acórdão do Supremo Tribunal Federal. A decisão pela multa foi tomada em 2009 pelo juiz Luiz Felipe Siegert Schuch, da Vara de Rogatórios, Precatórios, Precatórias e Concordatas de Florianópolis.

Webjet adota copos de fibra de mandioca em voos

Doze toneladas de lixo não reciclável deixarão de ser descartados




Rio de Janeiro - A Webjet adotou em seus voos os copos fabricados a partir da fécula de mandioca. O material é 100% biodegradável e leva 180 dias para se decompor no meio ambiente.

A expectativa da companhia é que, por ano, 12 toneladas de materiais não recicláveis deixem de ser descartados por conta da iniciativa.

O primeiro uso dos recipientes foi feito pela Webjet durante a conferência Rio+20.

A ação faz parte de uma parceria entre a Webjet, a LSG Sky Chefs, que fornece as refeições que são servidas a bordo dos aviões, e a CB Pak, que desenvolveu e produz o copo de mandioca.

fonte: Revista Exame

Cerca de 20% dos invertebrados enfrentam extinção


Estudo indica que, se não forem protegidas, um quinto das espécies de insetos, crustáceos, moluscos e outros poderão desaparecer, reduzindo a biodiversidade mundial e afetando também o modo de vida do ser humano.

A reportagem é de Jéssica Lipinski e publicado pelo Insituto CarbonoBrasil, 04-09-2012.

Quando pensamos em animais que correm risco de extinção, nossa atenção costuma se voltar quase que exclusivamente para espécies grandes e adoráveis como tigres, pandas, ursos e focas. Quase nunca lembramos dos invertebrados, que muitas vezes são vistos por nós como pragas, mas que têm um papel importante para a biodiversidade global e para o homem.




O dia 5 de setembro foi escolhido para homenagear a maior floresta tropical do mundo. O Dia da Amazônia continua o mesmo, mas ela não. Há 40 anos, a floresta estava praticamente intacta, soberana, cobrindo com um tapete verde metade do território brasileiro, concentrando-se na região norte do país. Hoje, 18% do bioma já foi perdido em nome de um modelo predatório de desenvolvimento.

A reportagem é de Nathália Clark e publicada por Greenpeace Brasil, 04-09-2012.

Bombeiros do DF salvam nove filhotes de cães de área de incêndio



O Corpo de Bombeiros recolheu nove filhotes de cachorro de uma área de incêndio na região do Varjão, no Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (9). As imagens foram registradas pelo DFTV.Segundo os bombeiros, os filhotes tinham acabado de nascer e estavam dentro de um buraco sem saber como fugir das chamas.
A mãe não foi localizada pelos bombeiros. Os filhotes foram levados para a varanda de uma casa perto do local para que a mãe pudesse se aproximar e alimentá-los. Até as 19h os bombeiros permaneciam no local trabalhando no combate ao incêndio.


Fonte : G1 



Protetores publicam carta de repúdio à Unifesp



Santuários da vida selvagem, criadores conservacionistas e protetores de animais silvestres foram surpreendidos com uma solicitação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA) para doação de saguis para experimentos científicos.

Estes animais farão parte de pesquisas com doenças neurológicas, como epilepsia e mau de Parkinson. Após os experimentos (que são extremamente agressivos), os animais serão sacrificados.

Esculturas surpreendentes de animais feitas com pneus velhos

O artista coreano Yong Ho Ji recicla pneus velhos e os transforma em incríveis obras de arte. De animais a seres humanos e híbridos, estas esculturas de pneus são verdadeiramente surpreendentes. Yong tem mestrado em Belas Artes pela New York University  e formou-se Bacharel em Artes Plásticas e Escultura na Hongik University, de Seul, em 2005. Com uma série de exposições individuais e coletivas em seu currículo, é possível encontrar coleções permanentes de obras de Yong Ho em diversas galerias, tanto nos EUA quanto na Coréia.






Fonte e Fotos : Metamorfose Digital

Morre ator vegetariano e defensor dos animais, Michael Clarke


 Seu aspecto musculado e a elevada estatura contrastavam com o sorriso constante. Diz-se até que Michael Clarke Duncan dava uma nota de cinco dólares a toda a gente que o reconhecia na rua e era capaz de dizer o seu nome completo. O actor de ‘Armageddon’ e ‘À Espera de um Milagre’ (desempenho que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário) morreu esta segunda-feira aos 54 anos, no Cedars Sinai Medical Center em Los Angeles.

O seu representante, Joy Fehily, divulgou a morte num breve comunicado, informando que o ator faleceu na sequência de complicações de um ataque cardíaco, registado no passado dia 13 de Julho.

Cerca de Garrafas Pet

Momento Sustentável

Bom seria um planeta sem cerca, mas se precisar de uma, use essa ideia legal.


''Comer carne faz mal para o ser humano e para o ecossistema''


 Entrevista com Umberto Veronesi 



O professor Umberto Veronesi, 87 anos, oncologista, ex-ministro da Saúde italiano, é vegetariano desde quando era jovem, "desde que eu pude escolher o que comer". Ao saber do estudo sueco, que pede que o mundo abandone as proteínas derivadas da carne, ele tem uma reação de contentamento. "Muito bom", diz ele.

A reportagem é de Corrado Zunino, publicada no jornal La Repubblica, 28-08-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis a entrevista.

Por que muito bom, professor?



Porque o consumo de carne é nocivo para a saúde humana e para a saúde do mundo.



Explique.



Se quisermos manter o equilíbrio do nosso planeta, devemos mudar os hábitos alimentares. Leonardo da Vinci e Albert Einstein haviam entendido isso um pouco antes de mim. Os povos que hoje não comem carne, com o crescimento econômico, vão querer se alinhar à cultura ocidental. Se chineses, indianos e brasileiros começassem a se alimentar nos nossos níveis, o consumo global de carne passaria de 220 milhões de toneladas para 460 milhões. Precisamos de um número de animais de pasto superior ao de seres humanos, insustentável para o ecossistema. Desses 900 milhões de homens e mulheres desnutridos, lembremo-nos, 158 milhões são crianças. Não é justo desequilibrar assim o mundo para satisfazer um bilhão de carnívoros em excesso.


“Qualquer pessoa pode viver toda vida sendo vegetariana”




Segundo o médico Julio Cesar Acosta Navarro, o vegetarianismo é um termo amplo, que envolve aspectos de índole filosófica, religiosa e atualmente até ambiental

Por: Graziela Wolfart e Patricia Fachin

O médico peruano Julio Cesar Acosta Navarro concedeu a entrevista que segue por telefone à IHU On-Line refletindo sobre de que forma a dieta vegetariana interfere na saúde humana. Além de falar dos benefícios do vegetarianismo, ele alerta, no entanto, que “a vitamina B12 seria o ‘calcanhar de Aquiles’ da dieta vegetariana estrita. Porque as outras dietas que não são veganas, como a lacto-ovo-vegetariana ou a lacto-vegetariana, por ter fontes totais de todos os nutrientes, não teriam nenhum risco”. Navarro explica que “a dieta vegetariana, em comparação com a dieta onívora, possui nutrientes de diferentes valores. É possível que essa diferença, a longo prazo, possa efetivamente e através de diversos mecanismos, influenciar a longevidade e o envelhecimento”. E acrescenta que se a sociedade atual se convertesse em uma sociedade predominantemente ou totalmente vegetariana, isso poderia, a longo prazo, “modificar as questões genética, fisiológica e talvez até anatômica”.

Nascido em Lima, Peru, Julio Cesar Acosta Navarro visitou o Brasil em 1996 e posteriormente naturalizou-se brasileiro em 2001. Possui graduação em Medicina Humana pela Universidad Nacional Federico Villarreal, de Lima, Peru, especialização em Cardiologia Clinica pela Universidade Mayor de San Marcos, de Lima, fez sub-especialização em Cardiopatias Congênitas no Instituto Dante Pazzanesse de Cardiologia e no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, obteve títulos de especialista nas áreas de Cardiologia Clínica, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia-SBC, Medicina Intensiva, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira-AMIB, Nutrologia, pela Sociedade Brasileira de Nutrição Clínica-SBNEP e Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica-SBCM. Tem doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. De 2001 a 2007 trabalhou como chefe da Unidade de Terapia Intensiva e Cardiologista Clínica do Serviço de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas de São Paulo. Atualmente é médico assistente do Setor de Emergências Clínicas do Instituto do Coração do Hospital das Clinicas.

Confira a entrevista.


IHU On-Line - Quais são as bases científicas do vegetarianismo?

Julio Cesar Acosta Navarro – Nós podemos considerar os estudos realizados em diferentes partes do mundo utilizando a metodologia atual científica em populações, seja pequenas ou maiores, que têm uma alimentação vegetariana. Esses estudos avaliam diversos parâmetros clínicos da saúdes destas populações vegetarianas e são comparados com os mesmos parâmetros clínicos de uma população que não é vegetariana, que é onívora, que consome carne regularmente. Estes estudos se intensificaram a partir da década de 1990, e começaram a mostrar resultados muito interessantes nesse aspecto. Foram publicados em revistas científicas médicas, que são indexadas pelos sistemas internacionais e eu posso considerar que as bases científicas do vegetarianismo se sustentam principalmente nesse ciclo de trabalho. Porque o vegetarianismo é um termo muito mais amplo, que envolve aspectos de índole filosófica, religiosa e atualmente até ambiental.

SP ganhou 150 mil lixeiras de rua neste ano, mas 60 já são destruídas por dia


Com mais equipamentos espalhados na capital, depredação diária triplicou em relação a 2010: média antes era de 20 unidades perdidas

Adriana Ferraz, Juliana Deodoro, Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli

Quem caminha por avenidas paulistanas como a Pompeia, na zona oeste, a Ipiranga, no centro, ou a São Miguel, na zona leste, vai encontrar uma cena em comum: todas estão lotadas de lixeiras novas, praticamente uma a cada poste. Elas fazem parte de um lote de 150 mil lixeiras instalado desde o início do ano. Mas o vandalismo persiste: 60 equipamentos são quebrados por dia em São Paulo. E o número está em alta - em relação a 2010, esse índice triplicou.
A instalação das lixeiras custou cerca de R$ 10 milhões.