Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Apelo dos Guarani-Kaiowá ecoa na comunidade internacional


Em cartas públicas, populações indígenas pedem que seja decretada sua "morte coletiva" em vez de emitida ordem de despejo. Problema de demarcação de terras que existe desde os anos 1970 ganhou atenção internacional, enquanto aqui no Brasil, principais meios de comunicação não estão dando destaque à questão. A Funai reconhece que existe confinamento do povo indígena Guarani-Kaiowá. 
Kaiowá significa Povo da Floresta.  

A reportagem é de Ericka de Sá e publicada pela agência Deutsche Welle, 25-10-2012.

Nas últimas semanas, documentos assinados por integrantes do povo indígena Guarani-Kaiowá que vive no estado de Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do país, circularam na imprensa e nas mídias sociais.

Cachorro recebe medalha póstuma como herói de guerra no Afeganistão

Theo acompanhava o militar Liam Tasker, também morto em serviço durante a guerra

Efe
LONDRES - Um cachorro rastreador de explosivos recebeu nesta quinta-feira, 25, uma medalha póstuma como herói de guerra após morrer no ano passado junto com um soldado britânico em uma operação no Afeganistão.
Liam e Theo eram 'inseparáveis'

Theo, como se chamava o cão, recebeu no quartel de Wellington de Londres a medalha PDSA Dickin, o máximo reconhecimento no Reino Unido à "dedicação" de qualquer animal na tarefa de salvar vidas humanas durante conflitos bélicos.

Norte-americano cria lápis com semente que transforma-se em berinjela ou pé de pimenta

Com 22 opções de sementes na extremidade, Sproud vira legumes, flores e também ervas

RENATO JAKITAS, ESTADÃO PME


Invenção traz 22 tipos de sementes
e pode ser encomendada por cerca de R$ 10
Ao invés de jogar os tocos de lápis por ai, que tal plantá-los em um vaso na mesa do escritório, em casa ou na sala de aula? A proposta é de um grupo de empreendedores dos Estados Unidos. Eles criaram o Sprout, um lápis de madeira que carrega em sua extremidade algumas sementes. Em contato com terra e água, elas começam a germinar.

Sting cancela concerto para evitar corte de 182 árvores


O músico Sting recusou tocar na arena SM Mall of Asia, em Pasay, Filipinas, depois de ter conhecimento que a organização planeava cortar 182 árvores para acrescentar alguns metros ao centro comercial onde fica localizado o recinto.

“Decretem nossa extinção e nos enterrem aqui”


A declaração de morte coletiva feita por um grupo de Guaranis Caiovás demonstra a incompetência do Estado brasileiro para cumprir a Constituição de 1988 e mostra que somos todos cúmplices de genocídio – uma parte de nós por ação, outra por omissão.(www.ihu.unisinos.br)


A reportagem é de Eliane Brum e publicada pelo portal da revista Época, 22-10-2012.

- Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais. 

O trecho pertence à carta de um grupo de 170 indígenas que vivem à beira de um rio no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, cercados por pistoleiros. As palavras foram ditadas em 8 de outubro ao conselho Aty Guasu (assembleia dos Guaranis Caiovás), após receberem a notícia de que a Justiça Federal decretou sua expulsão da terra. São 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças. Decidiram ficar. E morrer como ato de resistência – morrer com tudo o que são, na terra que lhes pertence.

COP11: países ricos se comprometem a dobrar doações para preservação de biodiversidade


Os recursos captados serão utilizados pelos países mais pobres para implantar o Plano Estratégico de Biodiversidade
Divulgação/Marcelo Krause/Avistar
Biodiversidade e ecossistemas mundiais terão apoio financeiro 
de países ricos nos próximos anos; Estados Unidos ficam de fora
por Agência Brasil 

Os países ricos se comprometeram a dobrar as doações para o Plano Estratégico de Biodiversidade. Na opinião do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, esse será o grande legado da 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP11), que ocorreu na última semana, na cidade de Hyderabad, Índia. 

O cardápio de Ayres Britto, vegetariano há mais de 20 anos



Presidente do STF se prepara para abandonar também qualquer alimento de origem animal



Dieta radical. Presidente do STF, 
Carlos Ayres Britto, também dispensa jiló 
e mandioca roxa O Globo / Ailton de Freitas

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, não come carne, frango ou peixe há mais de 20 anos. Apesar de ser vegetariano, não são todos os vegetais que entram em seu prato. Jiló, mandioca roxa e berinjela crua, por exemplo, não têm vez. Na sessão de quinta-feira, ao votar pela condenação de cinco réus do mensalão, ele deixou clara sua restrição: