Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Polícia prende 2 por manter filhotes em baldes para venda no Natal

Os policiais de Offerton, na Inglaterra, encontraram 87 filhotes de cães em baldes e outros quatro mortos. Foto: Reprodução
Os policiais de Offerton, na Inglaterra, encontraram 87 filhotes de cães em baldes e outros quatro mortos
Foto: Reprodução

A polícia da cidade de Offerton, na Inglaterra, encontrou 87 filhotes de cães com sinais de maus-tratos que seriam vendidos clandestinamente como presentes de Natal. Os cachorros, de algumas semanas de idade, eram mantidos em baldes, com pouco espaço para se mexer e até respirar. Outros quatro filhotes foram encontrados mortos na residência.


Elefanta Maali


Elefanta Maali toma banho no zoológico de Manila (Filipinas);
campanha mundial pede sua libertação após 35 anos de cativeiro
Folha de SP

Governo contraria regra e aprova agrotóxico mais nocivo à saúde


Será que alguém se importa com isso? Às vezes sinto que apenas meia dúzia de pessoas se importam com os terríveis agrotóxicos e com o descaso da legislação brasileira que acaba beneficiando os gananciosos empresários do agronegócio, vale tudo pelo lucro e total desrespeito ao consumidor, mas que consumidor é esse que simplesmente se cala diante de fatos assim? Talvez somos merecedores e temos mais é que pagar a conta e continuar a  encher os bolsos de muitos inescrupulosos empreendedores  do agronegócio liderado por ruralistas e grandes pecuaristas, não esqueçamos do novo código florestal. É isso,  o Brasil prova que é impossível produzir alimentos sem destruir, poluir, desmatar e interferir de forma irresponsável na saude de todos e vamos continuar assim, cada um com sua vidinha medíocre, quietinho, aceitando tudo, indo daqui a pouco no mercado mais próximo encher seu carrinho com suculentos pés de alface e rúcula turbinados de agrotóxicos prá acompanhar seu churrasquinho que não pode faltar no fim de semana e em suas comemorações. Como somos estúpidos!  Cadicha Sastre-Instituto Cahon
Norival Bonamichi
Sócio-fundador da Ourofino Agronegócio
29/11/2012
REYNALDO TUROLLO JR.
DE SÃO PAULO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) contrariou procedimentos internos e aprovou, em fevereiro, a liberação de um agrotóxico mais nocivo à saúde do que outro que já estava à venda, com o mesmo princípio ativo e para o mesmo fim.

O inseticida para cana Singular BR, da Ourofino Agronegócio, passou pela avaliação da Anvisa e obteve registro no Ministério da Agricultura mesmo sendo mais tóxico do que seu produto de referência, o Regent 800 WG, da Basf, há anos no mercado.

O Singular e outros seis produtos de quatro empresas estão no centro das denúncias do ex-gerente de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, exonerado enquanto fazia apurações internas.

A lei dos agrotóxicos, de 1989, proíbe o registro de um novo produto que seja mais tóxico do que outro já registrado para o mesmo fim. O registro é obrigatório para um defensivo ser comercializado.

O propósito da lei é proteger a saúde humana e a natureza e estimular as empresas a buscar soluções tecnológicas menos danosas.

Cadela adota filhotes de tigres e os amamenta em zoológico russo





A cadela Talli alimenta seus filhotes de tigre adotados

E mais uma vez a natureza dá o exemplo aos seres humanos...

A cadela branca Talli adotou filhotes órfãos de tigres e os alimenta junto com seus próprios filhotes no zoológico Oktyabrsky, no resort Black Sea, que fica na cidade de Sochi, ao sudeste da Rússia.

Os três tigrinhos nasceram no zoológico no último dia 14 de novembro e foram abandonados pela mãe biológica, a tigresa Bagira.

São dois machos, Olymp e Dar, e uma fêmea, Talli, que ganhou o nome em homenagem à cadela mãe adotiva.


fonte: UOL

Itaipu: Influência do lago chega a 400 km


Em Itaipu, o enchimento do reservatório nos anos 1980 afetou biodiversidade de locais distantes dali, como a bacia do Tietê

28 de novembro de 2012 | 2h 11
Bruno Deiro - O Estado de S.Paulo

Em duas semanas de outubro de 1982, Itaipu iniciou uma transformação que perdura há três décadas na fauna aquática da região. O enchimento do reservatório, que deslocou a barreira natural de Sete Quedas, em Guaíra, mudou a proporção de peixes migradores no lago da usina e, a longo prazo, teve impacto na biodiversidade de locais distantes como a Bacia do Tietê, a 400 quilômetros dali.

Com a inundação, 23 tipos de peixes subiram a antiga catarata, enquanto 3 desceram. Estudos recentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mostraram que o número atual de espécies na região de Itaipu é de 189, ante 113 em levantamentos anteriores à construção da usina. "Não é que hoje existam tantas mais, mas temos um conhecimento melhor", diz o veterinário Domingo Rodriguez Fernandez, da área de ecossistemas aquáticos da usina.


'Falar em preservação era poesia'

Arnaldo Carlos Müller, engenheiro florestal que chefiou ações de meio ambiente na parte brasileira de Itaipu, fala das obras e suas consequências

28 de novembro de 2012 
Bruno Deiro - O Estado de S.Paulo
O engenheiro florestal Arnaldo Carlos Müller tinha pouco mais de quatro anos de formado quando recebeu, em 1975, o convite para chefiar as ações de meio ambiente na parte brasileira de Itaipu. Em um mês e com equipe reduzida, elaborou um plano básico para compensar os impactos do enchimento do reservatório e nos 15 anos seguintes teve de lidar com a instabilidade política e econômica da empresa para pôr em prática os projetos de atenuação dos impactos - a questão ambiental, considerada supérflua na visão progressista do governo militar da época, foi uma das menos privilegiadas no período de construção da usina.
Müller trabalhou de 1975 e 1995 em Itaipu - Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Müller trabalhou de 1975 e 1995 em Itaipu
Que espaço havia para a questão ambiental nos primeiros anos de Itaipu?
Eu trabalhava com meio ambiente no governo em Brasília, em 1975, quando fui chamado para ser assistente de diretoria em Itaipu. Tinha menos de cinco anos de formado e, em alguns aspectos, era um trabalho para inglês ver, como se diz, em função da pressão externa provocada pela Conferência de Estocolmo (1972) e a participação dos financiadores internacionais. Naquele tempo nem se falava em meio ambiente no Brasil, não havia preocupação. Falar em proteger o verde era uma espécie de poesia para os militares. Nosso presidente da época (general Ernesto Geisel) não era simpático à questão, então a preocupação maior era com o reservatório em si e com o processo de desapropriação.

Com Tripoli, Secretaria do Verde ganhará canil municipal


Estamos na luta para que algo parecido seja desenvolvido em Sorocaba, não é mais  possível o canil municipal ficar vinculado à pasta da Saude. 


Sob o comando do vereador Roberto Tripoli (PV), a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente assumirá a responsabilidade inédita de desenvolver um programa direcionado à proteção e adoção de animais domésticos. A partir de 2013, o canil de cães e gatos da Prefeitura de São Paulo, que hoje é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e funciona dentro do Centro de Zoonoses, será transferido para a pasta do Verde.

Indonésia tem papel feito de fezes de elefante



DA BBC BRASIL

O parque Taman Safari Park, em Bogor, tem 40 elefantes. Os animais produzem cerca de quatro toneladas de fezes diariamente.

Segundo as autoridades do parque, os elefantes têm uma dieta baseada em fibras e consomem muita grama e outro tipo de vegetação.

Ministério deu registro a defensivo agrícola antes da criação da marca


O Ministério da Agricultura concedeu registro a um agrotóxico antes que sua marca comercial fosse oficialmente criada, contrariando a legislação para liberação de defensivos agrícolas no país. O produto também já havia recebido liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sem ter passado por avaliação do órgão.

O episódio configura mais uma suspeita de irregularidades envolvendo a liberação de agrotóxicos, processos que envolvem a Anvisa (que avalia os danos do produto à saúde), o Ibama (danos ao ambiente) e a Agricultura (que testa a eficácia e dá o registro). (Unisinos)

Como é difícil as tentativas por uma terra mais fértil, saudável e sustentável neste país onde ainda impera o jeitinho, a propina, a negociata e as falcatruas, isto torna tudo muito trabalhoso e difícil, só nos resta boicotar produtos que usem defensivos e temos aí mais uma marca multinacional, a Eventra.  (Cahon)

A reportagem é de Reynaldo Turollo Jr.e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 24-11-2012.

Em 10 de outubro passado, o ministério registrou o inseticida Eventra, a fim de permitir sua venda. Nessa data, porém, o produto se chamava Fipronil Alta 800 WG.