Explosão de fogos de artifício mata 13 e deixa centenas de feridos no México


Pelo menos treze pessoas morreram --entre elas uma criança-- e 154 ficaram feridas nesta sexta-feira (15) devido à explosão de um caminhão que transportava fogos de artifício durante uma festa religiosa no município de Nativitas, no Estado de Tlaxcala, região central do México.

Segundo o governo local, a explosão aconteceu por volta do meio-dia, quando um foguete aceso caiu sobre o carregamento que seria usado no evento para o qual peregrinos se dirigiam.

Ainda de acordo com as autoridades, o rojão pode ter sido lançado por acidente de outro veículo, ou por um dos participantes que acompanhavam os fiéis.

"Já são 13 mortos e temos informações de 154 feridos, sendo que mais de 80 já receberam alta" disse à imprensa o governador de Tlaxcala, Mariano González Zarur.

Ainda de acordo com o governo, nove pessoas morreram na hora e outras quatro faleceram no hospital. 

As autoridades não informaram a gravidade dos ferimentos das cerca de 70 pessoas que permanecem hospitalizadas, mas sabe-se que elas foram transportadas por terra e a bordo de helicópteros para clínicas de Tlaxcala e do Estado vizinho de Puebla, segundo organizações de emergência locais.

O governador González Zarur declarou três dias de luto. 

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou a tragédia e ofereceu a ajuda do governo federal. "Foi um terrível acidente ocorrido em Tlaxcala e manifesto meus pêsames aos familiares das vítimas".

"Dependências do governo já trabalham em coordenação com a autoridade estadual para atender oportunamente os feridos", acrescentou. 

Corpos foram arremessados
O veículo explodiu e arremessou os corpos das pessoas que estavam mais próximas, principalmente em uma caminhonete na rua do povoado, onde se realizavam os preparativos para a festa do santo padroeiro Jesucito.

Habitantes de Jesús Tepactepec, em Nativitas, revelaram que alguns corpos foram lançados em um canal de esgoto próximo ao local da explosão.

"Tudo começou a explodir, muitos conseguiram correr, vimos corpos voando e ficou tudo escuro", revelou à imprensa Isidro García Vázquez, testemunha da tragédia.

Outra testemunha disse à agência Reuters que soldados do Exército chegaram ao local e isolaram a área da explosão, que também danificou pelo menos dois veículos.

O acidente ocorreu quando dezenas de pessoas percorriam as principais ruas dessa cidade levando imagens religiosas e executando danças que representam o fim do Carnaval. (Com AFP, Reuters e Efe)

fonte: Uol Internacional

0 comentários:

Postar um comentário