Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Polícia abre inquérito para investigar Dhomini por tortura contra cão

 O cachorro que Dhomini diz ter torturado já morreu. O caso, não. Para o delegado Luziano Severino Carvalho, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente de Goiás, isso não livra o participante do Big Brother de uma acusação de maus tratos contra animais. Por ter contado a história em rede nacional, Dhomini pode ainda responder por crime de incitação à violência - e, para isso, não faz diferença o caso ser verídico ou uma bravata de peão.

Dhomini diz no "BBB13" que arrancou dentes de cachorro com um machado


Pior é que ainda muita gente dá ibope prá este tipo de programa totalmente fútil e inútil. Este cara é o mesmo tipinho que adora um rodeio e churrascarias. 



Segue matéria publicada hoje na Folha de SP
18/01/2013 - 16h42
DE SÃO PAULO

A declaração de Dhomini gerou revolta entre os internautas.

Durante papo na cozinha com Yuri, André e Natália, ele contou que na fazenda do pai havia um cachorro que o mordeu na perna três vezes.

"Na terceira vez eu não aguentei, arranquei os dentes dele todinhos", contou Dhomini, rindo da situação do cachorro, que ficou banguelo.

'RISCO DE RACIONAMENTO DE ÁGUA É REAL'


Ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Braga diz que em dez anos a questão hídrica no País pode repetir os problemas do setor energético


Eleito presidente do Conselho Mundial de Água em dezembro, o brasileiro Benedito Braga inicia sua gestão em 2013, escolhido pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Professor da Escola Politécnica da USP e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Braga critica a lentidão nas políticas públicas de gestão hídrica no País e prevê crise semelhante à enfrentada pelo setor elétrico, caso o quadro atual seja mantido.

A ONU elegeu a água como tema em 2013. O que significa?

Há 271 bacias hidrográficas com rios compartilhados por mais de um país no mundo. Em algumas situações esse tema incita até questões de segurança política, como no caso do Rio Nilo, que é compartilhado por nove países. A ONU pretende com esse tema incentivar o lado bom disso, que é a cooperação. A ideia é trazer à baila essas oportunidades que aparecem quando se compartilham as águas e não os conflitos.

Crustáceos, como caranguejos e lagostas, sentem dor, revela estudo


17/01/2013 - 00h06
DA AFP

Os caranguejos e lagostas que nós costumamos jogar em água fervente para cozinhar não têm a capacidade de implorar por suas vidas ou gritar, mas eles conseguem sentir dor, afirmaram cientistas em um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Biology.

"Bilhões de crustáceos são capturados ou criados para atender à demanda da indústria agro-alimentar. Em comparação com os mamíferos, eles não gozam de quase nenhuma proteção sob a única presunção de que não podem sentir dor. Nossas pesquisas sugerem o contrário", resumiu Bob Elwood, biólogo da Universidade Queen's, em Belfast (Irlanda do Norte).

Porto de Eike causou salinização de água doce, confirmam autoridades


VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO
As autoridades ambientais do Estado do Rio de Janeiro confirmaram nesta quarta-feira (16) que as obras de construção do porto do Açu, da empresa LLX, do empresário Eike Batista, causaram a salinização da água doce usado por agricultores de São João da Barra (RJ).
Agricultor mostra abacaxis danificados
de sua plantação; eles acusam a obra
de porto de Eike Batista de causar
o processo de sanilização
Segundo a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, o problema ocorreu após o transbordamento da água salgada do sistema de drenagem da dragagem do porto. A água, que deveria voltar para o mar, atingiu reservatórios de água doce.

O canal mais atingido foi o Quintingute. Principal fonte de abastecimento dos agricultores locais, ele foi caracterizado como de água doce pelo estudo de impacto ambiental, mas atualmente tem 2,1 de salinidade --o adequado para irrigação é de, no máximo, 0,14.

Carro do Google Street View é acusado de atropelar e matar burro


 Um carro do Google Street View   está sendo acusado de  ter atropelado e matado um burro em Botswana, onde o serviço está fazendo o mapeamento. O usuário @TheRealSheldonC do Twitter encontrou imagens das câmeras que mostram um burro de pé, antes da passagem do veículo, e depois caído, sem se levantar mais.

A sequência mostra o burro deitado com uma nuvem de poeira, o que sugeriria que tinha sido atingido pelo carro e recém caíra - sendo capturado pela câmera traseira do carro. Usando as setas de navegação direcionais, há outra imagem que mostra o animal caído mas já sem nenhuma poeira ao redor, o que indicaria que caiu e não levantou mais - sugerindo que morreu.

Cão vai à igreja todos os dias dois meses após morte da dona na Itália


 


O pastor alemão Ciccio, de 12 anos, chamou a atenção porque tem ido todos os dias à igreja que sua dona, morta há dois meses, frequentava.

Ciccio fica parado em frente ao altar da igreja de Santa Maria Assunta, na vila de San Donaci, na região da Puglia, segundo a imprensa local.

Ele vai ao local todas as tardes, após os sinos que batem para chamar os fiéis para a missa, repetindo o ritual que cumpria com sua dona, Maria, morta em novembro.


Homem que arrastou cão por seis quarteirões é condenado em Piracicaba


Notícia publicada hoje no jornal O Estado de São Paulo. Felizmente condenações já estão acontecendo. Em Sorocaba, ano passado foi aplicada a multa de R$ 10 mil para o rapaz que explodiu o cachorro, mas isto só aconteceu porque entramos, junto com outros ativistas, com ação junto ao Ministério Público, caso contrário cairia no esquecimento. O caso do Lobo também teve grande repercussão nas redes sociais e isto contribuiu para que houvesse a condenação do culpado. É isto, precisamos agir, nunca ficarmos omissos dos atos de crueldade contra aqueles que não têm voz.
Segue a matéria:
Mecânico diz que cão caiu do veículo e que não o socorreu porque achou que ele estava morto

Ricardo Brandt

A Justiça condenou por maus-tratos contra animais o mecânico Cláudio Messias, que em 2011 amarrou seu cão rottweiler no carro e o arrastou por seis quarteirões em Piracicaba (SP). O juiz Ettore Avolio condenou o acusado, que era dono do cão, a pagar R$ 9.810 de multa e a prestar 200 horas de serviços voluntários no Canil Municipal da cidade.


Veja também:
CONVERSA DE BICHO: Relembre o caso

O caso, que chocou a cidade, ocorreu em novembro de 2011. Messias foi condenado por ter amarrado seu cão Lobo na carroceria de uma picape e o arrastado pelas ruas do centro. Após a corda se romper, o motorista fugiu, abandonando o animal machucado. O rottweiler morreu 15 dias depois, por causa dos ferimentos causados.

Na defesa que apresentou à Justiça, o mecânico argumentou que o cão estava em cima da carroceria e teria caído. Ele afirmou ainda que não socorreu o animal por pensar que ele estivesse morto. Ele afirmou que vai recorrer da condenação. 

Cidade chilena vive matança de dezenas de cães após declarações de bispo


Quarta, 16 de janeiro de 2013

Dezenas de cachorros apareceram mortos durante este final de semana nas ruas da pacata cidade de Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Ainda não está claro como esses animais morreram, mas organizações denunciam possível envenenamento.
A informação é publicada por Opera Mundi, 14-01-2013.

A matança vem apenas poucos dias depois das declarações de um bispo local que citou a Bíblia para justificar o assassinato de cães de rua. Em artigo no jornal regional Hoy por Hoy na última quarta-feira (09/01), dom Bernardo Bastres lembrou que existem cidades na Europa com autonomia para eliminar os cachorros de rua quando eles são um incômodo para a sociedade.

“Deus criou todas as coisas e as colocou à disposição do ser humano, esse é um princípio do Gênese, tudo está ao nosso serviço, e, portanto, também podemos nos desfazer problemas criados pela natureza”, afirmou o religioso. Ele queria que as autoridades chilenas sacrificassem os cães sem donos.

Cão perdido é localizado após 2 anos a 3 mil km de distância dos donos nos EUA


Cachorro foi identificado por ONG de proteção aos animais graças a um microchip instalado embaixo de sua pele
Um casal da Flórida, no sul dos Estados Unidos, foi surpreendido nesta semana com a notícia de que seu animal de estimação, um cachorro da raça mastim napolitano, foi encontrado no Wisconsin, no norte do país, a quase 3.000 quilômetros de distância, após ficar quase dois anos desaparecido.

O cão Endo, de mais de 50 quilos, foi identificado por uma ONG de proteção aos animais graças a um chip eletrônico instalado embaixo de sua pele. Os donos de Endo já o davam como morto havia muito tempo.
Donos achavam que cão havia
sido atacado por um crocodilo

Os funcionários da organização Animal Allies Humane Society na cidade de Superior, no Wisconsin, se disseram surpresos ao descobrir o histórico do cachorro.

Os donos do animal, Denise e Tom Hartzog, da cidade de Cape Coral, na Flórida, tinham obtido o cachorro no final de 2010, após responder a um anúncio de uma família do Kentucky, no centro-leste do país, oferecendo um animal de graça.

Ode ao planeta


"Os astronautas da Estação Espacial Internacional, em especial, passam a maior parte de seu tempo livre olhando para a Terra, observando seus detalhes em um estado contemplativo que só pode ser descrito como espiritual. Uma coisa é estar aqui, no meio da confusão, das vozes e luzes, do crime, das disputas e guerras. Outra é ver tudo de longe, como uma entidade única, o peixe que vislumbra o oceano como um todo e entende de onde vem", escreve Marcelo Gleiser, professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 13-01-2013.

Eis o artigo.

"Me lembro da decolagem, que é uma experiência inesquecível. Os motores foram desligados e me senti sem peso. Flutuei até a janela e vi que estávamos sobre a costa da África. Foi então que entendi que estava no espaço. Fiquei incrivelmente excitado pois era algo que queria fazer desde que tinha seis anos de idade."

Esse depoimento, do astronauta americano Jeff Hoffman, que tripulou o ônibus espacial, faz parte de um minidocumentário incrível, inspirado no chamado "efeito visão total", sugerido pelo escritor Frank White em 1987 para descrever a profunda transformação emocional que astronautas sentem ao olhar para a Terra do espaço.

Porto Alegre, na contramão da cidade sustentável



Prefeitura de Porto Alegre, na contramão da cidade sustentável, anuncia início das obras do Túnel da rua Anita Garibaldi e o corte de centenas de árvores.


Os impactos ambientais da construção do túnel na rua Anita Garibaldi implicarão em desdobramento bastante sérios para aquela região da cidade:

Saúde: redução do espaço social de circulação, possibilitando estresse psicológico ou fisiológico aos moradores, visto que será ínfima a redução de tempo para o trajeto de carros, pois todos irão parar em sinaleiras, que vai permanecer para os pedestres passarem.

Alteração do microclima com a supressão significativa da cobertura arbórea urbana: diminui a infiltração da água das chuvas no solo, com maior escoamento superficial. Reduz a ventilação e o sombreamento, alterando a temperatura e formando "Ilhas de Calor" (quente de dia e frio à noite), gerando maior gasto energético. 

Acidente salva mil gatos que iriam virar refeição na China


Montagem mostra diversas fotos tiradas pelos ativistas que salvaram 
os gatos após o acidente de trânsito
Foto: Reprodução
Um caminhão que transportava mais de 1 mil gatos que seriam vendidos a restaurantes na China se envolveu em um acidente na cidade de Changsha, capital da província de Hunan, e os animais foram resgatados por ativistas. Os gatos estavam distribuídos em 40 gaiolas de madeira e foram abandonados junto com o caminhão na beira de uma rodovia após o acidente, segundo o blog de notícias americano Gawker.
Moradores utilizaram uma rede social para pedir a ajuda da ONG Care For Chinese Animals. Representantes da entidade foram ao local do acidente e constataram que muitos gatos morreram no acidente. Os que sobreviveram foram levados por voluntários ou entregues à Associação de Proteção de Pequenos Animais de Changsha. Embora o consumo de carne de gato seja considerado má sorte em muitas partes da China, as entidades de proteção aos animais dizem que na província de Guangdong a prática tem sido cada vez mais frequente.

fonte: Portal Terra

Em crimes contra a fauna, IBAMA emite R$ 630 milhões em multas em 5 anos, mas só recebe 2% disso



Publicado em janeiro 15, 2013 por HC
Bico-de-pimenta, ave do cerrado brasileiro
O dia amanhece na cidade nordestina de Feira de Santana, Bahia, e o mercado de rua traz cores brilhantes e a cacofonia do canto dos pássaros. Ao longo da estrada poeirenta, nos barracos de compensado, centenas de pássaros silvestres, muitos considerados raros e de espécies ameaçadas, estão em exibição, aprisionados e prontos para a venda. Os vendedores se gabam das suas últimas capturas enquanto negociam os preços com os clientes.

Alguns meses antes, nessa mesma feira, a polícia local havia apreendido mais de 200 pássaros silvestres e prendido dois homens. Agora, o mercado está de novo a pleno vapor.

A cultura de impunidade no país em relação a esses crimes joga no mercado milhões de animais por ano, enquanto os criminosos lucram centenas de milhões de dólares, segundo os cálculos de funcionários de organizações governamentais e não-governamentais.

Arquivos do governo obtidos pela recém-aprovada Lei de Acesso à Informação mostram que entre 2005 e 2010 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – emitiu cerca de R$ 630 milhões em multas para crimes contra a fauna.

O que significaria muito– se os infratores pagassem o que devem. Durante o mesmo período, o IBAMA recebeu o equivalente a menos de 2% do total em multas.

Essa realidade provoca comentários como o do promotor federal Renato de Freitas Souza Machado, alocado no Rio de Janeiro, um ponto forte do comércio ilegal de espécies raras e protegidas: “Os traficantes sabem que nada vai acontecer com eles”.

Zico, o cachorro condenado a morte, recebe forte mobilização pela internet

Ao meio da manhã, 31.453 pessoas já tinham assinado uma petição, disponível na internet, contra o abate do cão que atacou o bebé em Beja, provocando a sua morte dias depois. Às 20h00, desta quinta-feira, estavam contabilizadas 17.510 subscrições.

O documento, dirigida ao Canil de Beja e à respectiva Veterinária Municipal, tem como objecivo "lutar contra o abate do cão 'Zico' que atacou uma criança em Beja e de todos os outros 'Zicos' espalhados pelo país", refere o texto.

Os subscritores da petição defendem que "um cão que nunca fez mal durante oito anos e atacou é porque teve algum motivo" e, como tal, "o abate não é solução!".

Diversidade é marca dos trabalhos sociais realizados em Sorocaba


TRABALHO SOCIAL
Notícia publicada na edição de 13/01/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno E 


Meio Ambiente

Uma área que vem tomando bastante destaque ultimamente é a de meio ambiente e de proteção animal. Em Sorocaba existem dez entidades desse setor, segundo o IBGE, e uma delas é o Instituto Cahon. De acordo com o presidente e um de seus fundadores, Honno Marques, o instituto trabalha há 7 anos na cidade desenvolvendo projetos de educação ambiental e ações que visam a proteção plena dos direitos dos animais. Contando com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) como parceira, a entidade atua em parques municipais, escolas e esteve presente na terceira edição do Megaplantio, que ocorreu no mês de dezembro. "O Cahon tem a filosofia de valorizar a vida como um todo. Buscamos despertar a consciência das pessoas de se integrarem com o planeta e com a natureza", afirma Marques.

A coordenadora de projetos do Instituto Cahon, e uma das fundadoras, Cadicha Sastre, diz que falta muito para fazer com que as pessoas realmente fiquem alertas para a necessidade de promover um mundo mais sustentável. "Mas enquanto não houver consciência e sabedoria por parte do ser humano, a gente vai sempre ter trabalho", conclui.

O Instituto Cahon fica na rua Arthur Gomes, 718, Centro. O telefone é (15) 3211-1940. 

Matança de rinocerontes é recorde na África do Sul


A matança de rinocerontes cresceu assustadoramente e chegou a um número recorde na África do Sul em 2012. Segundo dados oficiais divulgados na semana passada pelo governo local, 668 rinocerontes foram mortos no país em 2012 – um aumento de quase 50% em relação a 2011. E só no início deste ano já foram mortos mais cinco, pelo menos. Motivo: obtenção dos chifres para venda no mercado ilegal de substâncias “afrodisíacas” e/ou supostamente medicinais da Ásia, principalmente no Vietnã, segundo informações da rede Traffic.
E atenção: a maioria das mortes (425) ocorreu dentro do Parque Nacional Kruger, simplesmente o maior destino turístico de safaris da África do Sul.
É uma atividade de caça ilegal e cruel, tal qual a matança de elefantes para obtenção de marfim e a pesca predatória de tubarões para obtenção de barbatanas. Os rinocerontes são abatidos e seus chifres são cortados com serra-elétrica, com eles ainda vivos. A maioria morre; alguns sobrevivem, só que mutilados, se forem encontrados e socorridos a tempo.
Uma estratégia que alguns parques e pesquisadores estão adotando é cortar os chifres dos animais preventivamente, para torná-los “sem valor” aos olhos dos caçadores e evitar que sejam caçados. (foto abaixo)
As informações são da rede Traffic, que produziu um relatório recente sobre o assunto, e da organização WWF, que também monitora o problema e divulgou os dados da África do Sul.
A National Geographic também produziu uma excelente reportagem sobre o tráfico de chifres de rinoceronte, que pode ser lida aqui: Rhino Wars.



Legendas das Fotos:
1) Uma rinoceronte fêmea que sobreviveu ao ataque de caçadores-traficantes na África do Sul e foi resgatada; na companhia de um rinoceronte macho. Ela sobreviveu, mas seu filhote que se separou dela no momento do ataque ficou perdido sozinho e acabou morrendo de fome e sede.
2) Pesquisador corta preventivamente os chifres de um rinoceronte no Zimbábue.
3) Um rinoceronte sob efeito de tranquilizantes é transportado por helicóptero para uma nova localidade na África do Sul, numa operação do Rhino Range Expansion Project da WWF.
Fonte: O Estado SP


Sítio de Zeca Pagodinho vira abrigo para animais vítimas de enchente




14/01/2013 - 04h45

"Ele é um projeto [de cão, de tão pequeno], mas come feito um tubarão", brinca uma voluntária, enquanto alimenta o filhote que chegou ontem ao sítio do cantor Zeca Pagodinho, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias (RJ).

Duque de Caxias pede R$ 30 mi para se recuperar da chuva
Em Xerém, moradores afetados por chuvas retornam às suas casas
Após as inundações, cidades do RJ se preocupam com doenças

O local, que virou ponto de distribuição de roupas e alimentos, também está servindo de abrigo temporário para bichos encontrados no meio da enchente. Ontem cinco cachorrinhos estavam por lá, um deles com pneumonia.

Eles estão sob cuidados do "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 Patas", grupo com mais de 40 voluntários, incluindo enfermeiros e veterinários, que passa nas casas prestando atendimentos a moradores e seus pets.

fonte: Folha SP

SOROCABA (SP) Encontrados 6 cães mortos em córrego

 Um schnauzer, um pitbull, um pastor alemão, um poodle e mais dois cães de raça não identificada foram encontrados mortos no Córrego da Água Vermelha, na rua Victorio Pegoretti, Jardim Faculdade, na última terça (8) e quarta-feira (9). Os corpos dos animais puderam ser vistos quando o nível de água do córrego baixou, revelando-os presos às pedras e galhos de árvores do local. No entanto, as fortes chuvas que se seguiram fizeram com que o nível de água subisse novamente e, consequentemente, levasse os corpos córrego abaixo, não havendo mais nada por lá quando o nível baixou novamente, na quinta-feira (10).